Prato do coração de Paola Carosella é a união de folhas, ervas e flores de seus canteiros com o molho do marido: “Adoro o tempero do Jason, é simples, mas é muito complexo em sabor e muito delicioso. Ele diz que aprendeu na França”.
Salada da horta com tempero do Jason
ImprimirINGREDIENTES
INSTRUÇÕES
Ingredientes
Salada
- Ervas, brotos, folhas e flores comestíveis a gosto
Tempero
- 1 dente de alho
- 1 pitada de sal marinho
- 3 a 4 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto ou, se quiser dar um punch na acidez, usar metade vinagre e metade suco de limão
- 1 colher de sobremesa de mel ou maple syrup
- 1 ½ xícara de café de azeite de oliva extravirgem suave ou óleo de nozes
- 1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon
- Sal e pimenta do reino a gosto para finalizar
Modo de preparo
Tempero
- No bowl (prefira cerâmica ou madeira) onde as folhas serão servidas, colocar o dente de alho e a pitada de sal marinho.
- Espetar o dente de alho com um garfo e amassá-lo junto ao sal. Sem soltar o garfo do alho, juntar o vinagre e misturar.
- Acrescentar a mostarda e o mel e misturar mais um pouco com o mesmo garfo. Aos poucos, ir adicionando a gordura escolhida, sempre mexendo com o garfo até formar uma emulsão. Se o molho ficar muito denso, é possível “soltá-lo” com gotas de água quente, deixando-o mais aveludado sem necessidade de mais azeite.
- Descartar o alho espetado e provar o molho mergulhando uma folha de salada. Ajustar sal e pimenta.
Salada
- Para uma salada verde ser bem interessante escolha o que tem de mais fresco e mais crocante, não importa o quê. Junte tudo. Por exemplo, que tal, além de folhas convencionais, como alface e agrião, somar ervas como salsinha, hortelã, manjericão e coentro? E por que não flores como a de capuchinha? Quanto mais cor tamanho e texturas melhor!